La Società San Paolo è una Congregazione Religiosa fondata nel 1914 in Italia ad Alba (Cuneo) dal Beato Giacomo Alberione.

ECCOMI SIGNOR: João Paulo da Silva

La nostra storia vocazionale

Sou João Paulo da Silva, estou na fase do Juniorado. Nasci no dia 04 de setembro de 1989, na cidade de Arcoverde – Pernambuco – Brasil; porém vivi toda a minha infância e adolescência na cidade de Tupanatinga, que fica localizada no mesmo estado. Sou filho da senhora Maria José da Silva e João Sebastião da Silva, que já é falecido. A minha história com Pia Sociedade de São Paulo começou quando eu descobri a Família Paulina, fundada pelo Padre Tiago Alberione.
Em minha cidade, havia uma comunidade das Irmãs de Jesus Bom Pastor (Pastorinhas); foram elas que me apresentaram a Congregação e o carisma que esta tinha a oferecer à Igreja de Cristo.
Como a cidade em que cresci era muito simples e pequena, houve o favorecimento para que eu estivesse engajado na vida da comunidade paroquial. Fiz a minha primeira comunhão com nove anos de idade e comecei a ajudar nas celebrações como coroinha. Assumi esta missão até os quinze anos, quando me crismei. Decidi, então, não mais ajudar neste serviço, queria algo diferente. Então, surgiu a oportunidade de participar do grupo de música da paróquia.
Mesmo sem ter formação musical, adentrei ao grupo. Um ano após o ingresso, fui convidado para assumir a coordenação da catequese e do grupo musical. Quando terminei o Ensino Médio, comecei a estudar a Licenciatura em História, ia todos os dias da semana a faculdade, que ficava em minha cidade natal e trabalhava em Tupanatinga como professor e assistente da secretaria escolar. Permaneci nestas funções por dois anos, período no qual fiz o acompanhamento vocacional.
Neste percurso tive muita ajuda das pastorinhas: foram elas que me orientaram durante o período de acompanhamento e discernimento. O meu ingresso no Propedêutico aconteceu no início do ano de 2011, onde fiz parte da comunidade de Campinas-SP. Durante o período de caminhada formativa paulina, fiz a Filosofia na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). Simultâneo a formação intelectual, tive o acompanhamento da formação humana e espiritual com os formadores e professores que vinham nos oferecer aulas durante o aspirantado e o postulantado. O meu apostolado foi se diversificando muito durante os anos e percorri diversas áreas: Revisão e Livraria; Serviço de Animação Vocacional; trabalhos com o
setor dos Meios Digitais; assistente acadêmico – FAPCOM, professor de informática e da disciplina de “Teorias da Comunicação” para os alunos do curso da 3ª idade – FAPCOM –, Blog Vocacional e retornei como encarregado do Setor dos Meios Digitais. Atualmente, sou o responsável pela PAULUS Rádio, atividade que desempenho desde 2017.
Sou muito feliz por estar percorrendo este caminho vocacional. Sinto, diariamente, a mão de Deus em minha vida e como ela está presente na missão dos Padres e Irmãos Paulinos. Cada ano que passo nesta Congregação, faz com que eu confirme que o desejo de Jesus é chamar a si todos os que dele necessitam (Mt 11,28). Que o Bem-aventurado Tiago Alberione me ajude a caminhar sempre nas pegadas de nosso Senhor.