La Società San Paolo è una Congregazione Religiosa fondata nel 1914 in Italia ad Alba (Cuneo) dal Beato Giacomo Alberione.

ECCOMI SIGNOR: Iorlando Rodrigues

La nostra storia vocazionale

“Avancem para águas mais profundas” (Lc 5,4). Esse foi o lema do Ano Vocacional realizado pela Igreja no Brasil em 2003. Nesse período, a semente da minha vocação despertou e eu, Iorlando Rodrigues Fernandes, filho de Maria da Luz Rodrigues Fernandes e de Fernando Lopes Fernandes (ambos falecidos) e filho adotivo de Efigênia Rosa Ferreira, senti-me chamado à vida religiosa e presbiteral. Como pertencia a uma paróquia dehoniana, naturalmente estabeleci o primeiro contato com os padres do Sagrado Coração de Jesus.
Minha intenção era ingressar junto aos dehonianos logo que concluísse essa etapa. Todavia, num dos últimos encontros em preparação ao ingresso no seminário, pediram-me para cantar o salmo na missa. Para que eu pudesse ensaiá-lo, emprestaram-me uma Liturgia Diária (subsídio litúrgico publicado pela PAULUS Editora). Nela, havia na segunda capa uma propaganda vocacional dos padres e irmãos paulinos. Ao vê-la, senti-me profundamente tocado, pois sempre quis pertencer a uma congregação que tivesse o carisma de anunciar o Evangelho com os meios de comunicação social. Eu sabia que as irmãs paulinas faziam algo nesse sentido, mas não passava pela minha cabeça que houvesse uma congregação masculina com a mesma missão.
Diante da descoberta, não pensei duas vezes: no dia seguinte, encerrei o contato com os dehonianos e comecei a comunicar-me com os paulinos. Terminado o acompanhamento, ingressei na comunidade de Salvador (BA), no dia 18 de fevereiro de 2009, onde vivi a etapa do propedêutico. No ano seguinte, fui estudar na comunidade de Caxias do Sul (RS). Depois de um ano, mudei-me para São Paulo (SP), onde iniciei o curso de Jornalismo e dei continuidade ao curso de Filosofia, iniciado em 2010, quando da minha breve estada na serra gaúcha.
No final de 2014, com a graça divina, concluí os estudos acadêmicos dessa primeira etapa e o postulantado. Foi um ano intenso, pois, além da faculdade, havia a preparação imediata para o noviciado, que inclui, entre outras coisas, aprender o espanhol. Isso porque o noviciado dos paulinos, naquele período, era realizado na Colômbia, acolhendo seminaristas vindos de diversas partes da América Latina e também de Portugal. Atualmente está sendo feito na Itália.
Voltando do noviciado, professei os primeiros votos no dia 17 de janeiro de 2016, junto com o Tiago Vicente Rodrigues de Melo, numa linda celebração, cujo lema escolhido por nós foi a frase de Maria aos serventes nas bodas de Caná: “Fazei tudo o que ele [Jesus] vos disser” (Jo 2,5). Em seguida, eu e Tiago viemos para Belo Horizonte, para estudar teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje). Durante esse período, fiquei como redator do folheto O Domingo – Celebração da Palavra até julho de 2017, quando eu e o padre Nilo Luza passamos a trabalhar juntos na Liturgia Diária, aquele mesmo subsídio que me ajudou a conhecer a linda congregação na qual vivo e anuncio Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida.
Sou feliz por ter sido chamado por Deus a anunciar o Evangelho de seu Filho
seguindo os passos de São Paulo Apóstolo, sob a proteção de Maria, Rainha dos Apóstolos.