La Società San Paolo è una Congregazione Religiosa fondata nel 1914 in Italia ad Alba (Cuneo) dal Beato Giacomo Alberione.

ECCOMI SIGNOR: Francisco Galvão

La nostra storia vocazionale

Nós, seres humanos, gastamos boa parte da vida tentando compreender o sentido de nossa existência, buscando o nosso lugar no mundo, ou seja, nossa vocação. Diria que esta, realmente, não é uma tarefa fácil.

Exige autoconhecimento, desapego, entrega e, sobretudo, disciplina interior. A vocação é uma descoberta que, via de regra, suplanta a cronologia do tempo; é mistério que pertence à alma.
Recordo-me do contexto no qual conheci os Padres e Irmãos Paulinos: vivia um momento bastante sólido de minha realização profissional; trabalhava no Serviço Social do Comércio (SESC), no Fórum da Comarca e na Prefeitura de minha cidade. Em certo sentido, tinha os empregos que muitos jovens da minha idade sonhavam ter, e isto, certamente, bastaria-lhes à própria felicidade.
No entanto, havia em meu coração uma espécie de inquietude que me dava sinais de um projeto muito maior. Tentei compreender e, não poucas vezes, também tentei fugir. A mão do Senhor me segurou e mostrou-me, outra vez, a direção do caminho. Os anos se passaram e, embora não sem dor, a decisão foi tomada. Tudo no tempo de Deus! “Esquecendo-me do que fica para trás e avançando para o que está adiante, prossigo para o alvo, para o prêmio da vocação do alto, que vem de Deus, em Cristo Jesus” (Fl 3,14).
Em 2012, ingressei na Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos. “Passaram-se as coisas antigas; eis que se fez realidade nova” (2Cor 5,17). A sensação era de que havia, finalmente, encontrado meu lugar no mundo.
Silenciei, sorri, chorei, agradeci. Contudo, pouco a pouco, fui compreendendo que nossa vocação mais profunda é um mistério para toda a vida; pois é o
silêncio de Deus que move nossa busca.
Estou cada dia mais convencido das palavras de Thomas Merton: “Cada um de nós tem sua vocação. Cada um é chamado a ocupar no Reino um lugar especial. Se encontrarmos esse lugar, seremos felizes”. 2018 acaba de bater à porta. Percebo que este é meu sétimo ano na Pia Sociedade de São Paulo e, não obstante os inúmeros desafios próprios da vocação, continuo apaixonado pela missão Paulina e pelos ideais de Padre Alberione. Louvado seja Deus por permitir que eu me sinta em casa dentro da escolha que fiz: viver e anunciar o Evangelho com os meios de comunicação social!